Inovar para o Sucesso (YEN)

As empresas para além de agentes económicos de transformação de bens ou serviços são também autênticas encubadoras de empreendedores, onde o sucesso e motivação desempenham um papel fundamental!

Empresas mais rigidas nos seus processos suscitam pensamento crítico dos executantes das várias tarefas operacionais devido ao desconforto que as rotinas possam causar ou pelas ineficiências que se notam ao acumular experiência. Ficam assim latentes as células da inovação, desejos de mudança ou até frustração pela inércia organizacional.

Outras empresas há que possibilitam que as interrogações das pessoas sejam aproveitadas como matéria-prima para a inovação e utilizadas como massa crítica para optimização das formas de trabalhar. As práticas de gestão tendentes à melhoria contínua, até pelo seu baixo custo de implementação / replicação, são relevantes no desenho de formas de trabalho mais produtivas que resultem em produtos e serviços com maior qualidade.

Infelizmente, por vezes, algumas chefias intermédias, por simples medo de mudança ou para preservação de poder e manter o status quo, não fomentam uma análise rigorosa das actividades que supervisionam. Na mesma toada, a acomodação de muitos trabalhadores – desmotivados porventura – torna díficil propiciar climas de interrogação permanente do porquê das coisas, do como são feitas as coisas.

Em face de algum descontentamento que geram, ou, à contrário, pelo abrir de olhos que despoletam nos seus empregados, as empresas mesmo sem o quererem tornaram-se escola para agentes de mudança que, dotados de conhecimento, experiência e pensamento crítico avistam novas formas de trabalhar e novas possibilidades de negócio.

Assim queiram estas pessoas potenciar os seus próprios recursos, soltando as amarras das organizações com práticas inertes e que oprimam pela sua passividade face a mundo em permanente mutação, e criarão valor acrescido.

A maior dificuldade passa a ser apatia das pessoas… E o medo ou a coragem de responder Sim a um desafio empresarial próprio.

Aí cada um de nós dará a sua resposta! O que estás disposto a fazer pelo teu sucesso pessoal!

Subscreve a Newsletter Vencer GT e mantêm-te a par de todas as novidades e bónus exclusivos!

Tags: , , , ,

2 Responses to "Inovar para o Sucesso (YEN)"

  • Marco Kahl says:
Leave a Comment